Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora do post, estou viajando com a host para Espanha, quando o post estava quase pronto eu consegui deletar :) mas enfim, neste post vou falar o que é realmente ser uma aupair pelo meu ponto de vista e através das experiências de outras aupairs que conheço.
Infelizmente tenho ouvido(vivenciei) muitos casos de abusos por parte das host families, parece que muitas por aí não sabem o verdadeiro sentido de se ter uma aupair em casa, ou fingem que não sabem para abusar, vou falar também dicas para se tornar uma com sucesso, baseado em meu ponto de vista e pelas experiências que tenho vivido.
Aupair program, é um programa de intercâmbio cultural onde você mora em uma host family, trabalha, estuda e ganha um salário, o "pocket money".
Cada país dos quais tem o programa regulamentado tem suas regras. Aqui na Suécia, basicamente as regras são:
* Estudar Sueco
* Trabalhar 24/25 horas semanais com direito a dois dias livres por semana
* 15 dias de férias remuneradas
* Mínimo de 3500kr por mês
Essas regras são basicamente o que se coloca no contrato,mais para frente vou fazer um post explicando a parte burocrática mais a fundo, pois neste post quero falar algumas coisas que nunca encontrei em nenhum lugar e que eu realmente gostaria de saber antes de ter match com alguma family.
* Esquema e rotina
Não existem regras, cada família tem uma rotina específica e modo de viver diferentes, por isso a escolha da família é tão importante. Algumas fazem esquemas com horários para cada tarefa diária e suas horas livres, outras simplesmente deixam as coisas acontecerem sem regras fixas ou esquemas, como é o caso da minha family por ex. Por isso não tenha medo e vergonha, pergunte e combine TUDO! Pense que esse será seu novo lar por muito tempo, em média de 1 ano. Não aceite a primeira família por medo de não conseguir outra, sim, é difícil conseguir uma, mas experiência própria, não vale a pena sair do seu conforto, deixar sua família, amigos, trabalho, enfim, sua vida para morar em um lugar sem se sentir bem, eu tive sorte e muito jogo de cintura, consegui contornar minha situação, hoje posso dizer que estou vivendo uma real e feliz experiência como aupair, como eu sempre imaginei e com uma excelente família. Então digo mais uma vez, não deixe a ansiedade de ter um match arruinar sua experiência, não vá com a host family errada.
* Suas funções em relação as kids
Procure saber quantas são, as idades e suas atividades diárias. Eu aconselho bebê até 2 anos ou de 6 a 7 anos para cima, pois são mais independentes, no meu caso são duas meninas, uma de 7 e outra de 10, só dependem realmente de mim para cozinhar, basicamente coloco o café da manhã na mesa e faço o jantar, além de tudo elas são super educadas e adoram me ajudar, tive sorte :)
Aqui na Suécia e acredito que em toda a Europa,as crianças tem muitas atividades diárias, passam a maior parte do dia no daycare ou escola, mas procure saber exatamente quais serão as suas tarefas em relação as kids. Na minha primeira host eu cuidava de uma menina de 4 anos, levava todos os dias para o daycare(creche) carregava ela em um carrinho por uns 40mim 3x por semana, não foi uma experiência legal, emagreci uns dois quilos em menos de 3 semanas e ficava morta! Tinha apenas uma hora de free time antes de recomeçar minhas tarefas, era tenso! Imagina quando começasse a nevar e chover? Por isso, analisem os fatos com atenção ;)
* Free time
Aqui na Suécia são 4 a 5 horas de trabalho por dia e pelo menos dois dias totalmente livres. A minha dica é, tente negociar suas horas livres depois de terminar todas as suas tarefas diárias, pois você fica livre o resto do dia para atender a parte cultural do programa em paz, e prefira os finais de semana livres.
* Sua nova casa
Peça fotos e pergunte a localização, até mesmo para pesquisar se o local realmente existe.
Pergunte se tem um quarto só para você e seu próprio banheiro, é muito importante ter sua privacidade respeitada e o seu cantinho.
Outra dica que hoje em dia eu acho super válida, prefira procurar famílias por agências, só de estarem dispostos a pagar é sinal de não serem "mão de vaca" e de serem pessoas mais sérias, mas claro que existem ótimas hosts por sites, isso não é uma regra.
Acho que é isso, se eu lembrar de mais alguma coisa coloco nos próximos posts, e acho que o mais importante é que tenha química entre a aupair e a host family, eu tenho momentos super divertidos com meu host e minhas kids, temos gostos, jeito de pensar entre várias outras coisas em comum, é confortante poder as vezes simplesmente sentar, ouvir uma música e bater papo com a sua family :)
Mas não pense que tudo são flores, claro que tem os perrengues e as partes "chatas", vou contar tudo isso mais para frente. Até a próxima!
Vi ses :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário